O Comitê Gestor

Wolf Suzuki_Foto.jpg

Christiane

Estudou Estudos Latinoamericanos e Estudos Culturais em Berlim, com intercâmbio na USP. Depois de formada, trabalhou durante dez anos com a cooperação Brasil-Alemanha principalmente na área científica, em São Paulo. Como Gestora Científica com grande paixão pela cooperação internacional, decidiu se engajar na Apoena como “alemã intrusa”.

emilia.jpg

Emília

Estudou Química, com mestrado pela UFSCar. Veio para a Alemanha para trabalhar no Fraunhofer-Institut für Chemische Technologie, onde atua há 24 anos como pesquisadora. Atualmente ocupa o cargo de vice chefe do departamento de Sistemas Energéticos na mesma instituição. Decidiu se juntar à Rede Apoena por acreditar numa cooperação CT&I Brasil-Alemanha mais estruturada, focada, transparente e recíproca

Profile-2109-2.jpg

Felipe

Possui Doutorado em Química (2017) pela UFRJ e realizou Pós-Doutorado (2018-2021) na Julius-Maximilians-Universität Würzburg, Alemanha, trabalhando com química teórica/computacional. Foi pesquisador visitante do Pacific Northwest National Laboratory e da Universidade de Wisconsin-Madison, ambos nos EUA. Humboldtiano, é Professor da Universidade de Kent em Canterbury, Reino Unido. Juntou-se à Rede Apoena por acreditar no papel transformador da cooperação científica internacional.

unnamed.jpg

Guilherme

É biólogo, especialista em manguezais. Trabalhou com o ecossistema há mais de 20 anos, em todas as frontes possíveis, de ecologia à sociologia, passando pela legislação ambiental. Fez o mestrado na Universidade de Kiel, e, após anos de pesquisa pelo mundo, resolveu fazer o doutorado na Universidade de Bremen, no Centro Leibniz de Pesquisa Marinha Tropical. Para isso, contou com o apoio de muita gente, e, portanto, achou fantástica a ideia de organizar uma rede de apoio e oportunidades para a comunidade a qual pertence. 

milene.jpg

Milene

Estudou Letras na UFOP e UFMG e fez doutorado em Linguística Aplicada na Universidade de Potsdam, Alemanha. Hoje é pesquisadora no projeto ReDICo, Researching Digital Interculturality Co-operatively, financiado pelo Ministério Alemão de Educação e Pesquisa. Acredita veemente na “lei natural dos encontros” (além de ser fã dos Novos Baianos) e, por isso, resolveu se engajar na Apoena.

20200814-Nathalia-Sautchuk-0541-Editar-w

Nathalia

É engenheira de computação e mestra em engenharia de software pela USP. Veio parar na Alemanha através da Bolsa German Chancellor Fellowship da Fundação Humboldt, pesquisando regulação de Internet no Centre for Global Cooperation Research na Universidade de Duisburg-Essen. Resolveu se engajar na Apoena porque acredita na importância e no poder das comunidades. 

paula.jpg

Paula

Farmacêutica-bioquímica e mestre em Ciências Farmacêuticas pela USP, e doutora em Química pela UNESP, com estágio na Westfälische Wilhelms-Universität, em Münster. Pesquisadora em química de produtos naturais, com pós-doutoramento no Brasil, Holanda e Alemanha, sendo o último no Max-Planck-Institut für Molekulare Pflanzenphysiologie, em Potsdam. Juntou-se à Apoena objetivando estreitar laços e contribuir para a cooperação internacional.

taiane.jpg

Taiane

É doutora em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos com doutorado-sanduíche na Pennsylvania State University. Atualmente, é pesquisadora a nível de pós-doutorado no Departamento de estudos ingleses e americanos na Universidade de Potsdam. Juntou-se à rede pra ficar mais próxima “de casa”.

Tiago_Russomanno.JPG

Tiago

Estudou Educação Física, com mestrado e doutorado na Unicamp. Trabalhou durante 8 anos como professor na Universidade de Brasília e atualmente está como professor visitante na área de Ciência do Treinamento e Informática Esportiva na Universidade Técnica de Munique. Juntou-se à rede por acreditar que é possível expandir as redes de cooperação entre Brasil e Alemanha. 

header_image.jpg

Uirá

Possui Doutorado em Genética e Biologia Evolutiva pela USP e realizou um estágio de Pós-Doutorado no Max Planck Institute for Molecular Genetics, Berlim, entre 2018-2020. Atualmente é Pesquisador Associado do Departamento de Genética Médica do Hospital Universitário Charité. É membro da Apoena desde a fase embrionária da rede.
 

Walter.png

Walter

Walter é químico com atuação na área de degradação de polímeros e impacto ambiental de microplásticos. É professor na UFSCar desde 2010 e foi bolsista da Humboldt na Freie Universität Berlin em 2020. É conhecido também por suas publicações culinárias (https://humboldt-network-of-taste.de/recipes/35/).

Comunicação

claudia.jpeg

Claudia

É arquiteta e urbanista especializada em políticas urbano-culturais e movimentos de resistência. Possui mestrado e doutorado em Urbanismo pela UFRJ em parceria com a Bauhaus-Universität Weimar. Foi bolsista do DAAD, da Fundação Alexander von Humboldt e do IRS Leibniz. Atualmente trabalha como pesquisadora associada no Center for Metropolitan Studies da Technische Universität Berlin, onde dá aula nos cursos de mestrado em Historische Urbanistik e no programa de Urban Management. Se juntou à Apoena para trocar dicas e experiências sobre a vida acadêmica na Alemanha.

silvia.jfif

Silvia

Estudou Linguística na UNICAMP, Jornalismo na Fundação Cásper Líbero e World Heritage Studies na Brandenburgische Technische Universität Cottbus-Senftenberg (BTU). Atualmente é assessora de Ciência, Tecnologia e Inovação na Embaixada do Brasil em Berlim. Juntou-se à Rede Apoena porque acredita no enorme poder da ciência, da comunicação e das conexões entre as pessoas.

stephanie.jpg

Stephanie

Historiadora e linguista formada pela UFF, atualmente é doutoranda em Ciências Sociais e Culturais na Europa-Universität Viadrina e bolsista da Fundação Friedrich Ebert. Entre seus principais temas de interesse estão educação linguística, plurilinguismo, glotopolítica, migração e fronteiras. Se juntou à Apoena por ser ávida leitora de editais e acreditar na democratização dos acessos e da informação para a construção de um mundo igualitário a partir da ciência.