top of page
  • Foto do escritorChristiane Wolf Suzuki

3° Encontro da Diaspora Brasileira de Ciência e Inovação na Alemanha: Florescimento de cooperações


A Rede Apoena participou mais uma vez do encontro anual da Diaspora Brasileira de Ciência e Inovação, organizado pela Embaixada do Brasil em Berlim

, no dia 23 de março de 2023. Nesta ocasião, Cláudia Heldin, Emília Inone-Kauffmann e Nathalia Sautchuk, integrantes do comitê gestor da rede, apresentaram as atualizações do site, eventos, bem como, a implementação da nova lista de emails, afim de promover uma interação mais horizontal entre os membros da Apoena.


Realizado em formato híbrido (online e presencial), o evento contou com a participação de pesquisadores brasileiros de diversas áreas do conhecimento, distribuídos por toda a Alemanha e também no Brasil. Nesta edição, a Embaixada do Brasil em Berlim, contou com a parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), a Fundação Getúlio Vargas Europa (FGV Europe), a Rede Apoena e a InnSciD SP para a organização do evento.


O embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe, destacou a mudança exponencial já nesses três primeiros meses do governo Lula não só da relação como também da percepção do governo alemão com o Brasil. O aumento do interesse e intensidade das relações entre os países, segundo o embaixador, não só surge como música para seus ouvidos como significa muito mais, possibilita criar situações que permitam o florescimento de cooperações entre ambos os países. A vista disso, enfatizou os esforços para identificação e reconhecimento da diáspora brasileira como estratégia fundamental para o estreitamento destes laços.


Neste contexto de renovação e novo impulso entre as cooperações entre Brasil-Alemanha, a fala do Prof. Dr. Olival Freire, diretor científico do CNPq, também reforçou a mudança política do governo brasileiro e o retorno do país às pautas internacionais, sobretudo, referentes a sustentabilidade. O alinhamento do Brasil a estes valores, enfatizou Freire, só é possível com mais ciência. Isto posto, foi anunciado que o governo tem elaborado projetos afim de valorizar os pesquisadores brasileiros em diáspora por meio de parcerias, bem como projetos mais ambiciosos para a circulações de conhecimento entre os dois países. Nesse sentido, é previsto o desenvolvimento de uma política robusta para a atração de pesquisadores brasileiros que queiram retornar ao Brasil. Dentre as possíveis medidas a serem implementadas para marcar essa nova fase de fomento a ciência, as agências brasileiras, informou o diretor, já estão examinando o fim do interstício como instrumento de retorno do pesquisador ao país.


Confira abaixo algumas fotos do evento.



50 visualizações0 comentário
bottom of page