top of page
  • Foto do escritorChristiane Wolf Suzuki

Fomento I: Oportunidades de Fomento para Pesquisadores Brasileiros

Finalmente vamos começar a tratar de uma das dúvidas mais frequentes entre vocês: quais são as oportunidades de fomento disponíveis para pesquisadores brasileiros? E nossa resposta imediata é: depende do momento em que você se encontra em sua carreira científica e do seu nível de cooperação com a Alemanha. Portanto, para poder te ajudar de forma mais objetiva, abordaremos este tema em uma série de posts, divididos de acordo com as situações mais frequentes em que se encontram os pesquisadores brasileiros. Hoje vamos nos concentrar no caso abaixo.


Situação: Ainda estou no Brasil e gostaria de ir para a Alemanha


Você vive no Brasil e deseja pesquisar na Alemanha? Verifique junto ao Centro Alemão de Ciência      e Inovação São Paulo (DWIH-SP) as opções de fomento para mobilidade individual através de bolsas. O DWIH-SP é uma iniciativa do governo alemão especializada em atender pesquisadores brasileiros que gostariam de cooperar com a Alemanha ou realizar uma estadia no país.


O DWIH-SP abriga representantes de importantes agências alemãs de fomento como



Ambos têm uma vasta experiência no atendimento e aconselhamento de pesquisadores brasileiros. Explore o conteúdo informativo no site dessas instituições e, em caso de dúvidas, não hesite em contatar diretamente os representantes no escritório do DWIH-SP. Aproveite esta oferta!


O site do DWIH-SP publica sistematicamente na seção “Oportunidades” chamadas abertas em variados programas de fomento. Fique sempre de olho: https://www.dwih-saopaulo.org/pt/atividades/oportunidades/ 


Além disso, na seção “Pesquisa e Inovação” você é encaminhado para outras plataformas com informações sobre carreira científica na Alemanha para doutorandos, pós-doutorandos e pesquisadores experientes: https://www.dwih-saopaulo.org/pt/pesquisa-e-inovacao/carreira-de-pesquisa-na-alemanha/ 


Vale lembrar que o trabalho do nosso blog não é te entregar todas as informações mastigadinhas (pois já existem muitas outras iniciativas encarregadas disso!), mas sim dar dicas e te apresentar ferramentas para que você mesmo possa encontrar as respostas que está buscando. 


Agora, se você continua perdido e não sabe nem por onde começar, sugerimos voltar ao nosso antigo post “Reconhecendo o terreno: Entenda o sistema de educação superior da Alemanha” - ali você encontra o bê-á-bá sobre o cenário científico alemão, com as primeiras informações necessárias para quem pretende ir pesquisar na Alemanha.  


No próximo post sobre este tema abordaremos oportunidade de fomento para pesquisadores brasileiros que já atuam na Alemanha e buscam, do exterior, cooperar com colegas brasileiros em seus projetos. Continue nos seguindo!

 

Quais são suas experiências com a busca de oportunidades na Alemanha? Compartilhe suas impressões ou dicas nos comentários abaixo.

Animou com o assunto? Participe do nosso Cafezinho virtual e jogue suas experiências, desabafos e dúvidas na roda! Nos encontramos sempre na primeira quinta-feira do mês, no fim da tarde no horário da Alemanha. Se cadastre como membro aqui https://redeapoenaoficial.wixsite.com/website-1/torne-se-membro e receba os dados.

60 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page