top of page
  • Foto do escritorChristiane Wolf Suzuki

A saga da busca por casa, parte I

Procurando um apartamento



Como existe um grande déficit imobiliário na Alemanha, alugar um apartamento muitas vezes é bem caro, pelo menos em muitas cidades maiores. O aluguel pode chegar a 40% do seu salário. Em cidades universitárias, encontrar um apartamento é particularmente difícil no início do semestre (outubro e abril). Recomendamos urgentemente que comece a procurar alojamento para você e sua família na Alemanha o mais cedo possível, de preferência vários meses antes de começar a sua estadia!

Existem vários portais de busca por apartamentos e/ou quartos. Listamos alguns aqui:

  • Immowelt www.immowelt.de

  • Immoscout24 www.immobilienscout24.de/ : Pela nossa experiência, vale a pena pagar por uma conta Premium por algumas semanas para ter acesso privilegiado a novos anúncios.

  • Ebay Kleinanzeigen www.ebay-kleinanzeigen.de: site de venda de produtos usados, parecido com o Mercado Livre. Existe uma categoria para imóveis que vale a pena consultar.

  • WG Gesucht www.wg-gesucht.de/en/: Site com foco em anúncios para quartos em repúblicas, mas tem anúncios para apartamentos inteiros também.

  • Sempre vale a pena ficar de olho em avisos em quadros de anúncios ou na intranet da sua instituição.

  • Boca a boca: deixe todo mundo saber que você está procurando casa! Caso você já tenha contatos na Alemanha, avise a todas as pessoas conhecidas sobre a sua busca. Afinal, às vezes alguém ouviu falar de alguma oferta. Ou nunca se sabe quando o conhecido de um conhecido eventualmente está deixando um apartamento e pode indicar um futuro morador ;).

Para te ajudar a desvendar os anúncios imobiliários, compartlhamos aqui também uma lista de abreviações usadas com frequência neste meio: https://www.studio-navivo.de/en/list-shortnames-real-estate-ads/ Visitando o apartamento


Dada esta situação tensa no mercado imobiliário, em muitos centros urbanos da Alemanha encontrar uma moradia é praticamente como prestar um processo seletivo. Uma vez encontrada uma oferta que te interesse, é preciso primeiro conseguir um convite para uma visita (Besichtigung), o que não raramente significa pegar fila na entrada do prédio com dezenas de outros interessados, e concorrer “contra” eles. Uma boa dica é se informar de antemão quais documentos são necessários para ser considerado um potencial inquilino. Geralmente são:

  • holerites dos últimos 3 meses para comprovar a renda e/ou o contrato de trabalho

  • um comprovante que certifica que você é isento de dívidas (Schufa-Auskunft), ou como alternativa, uma declaração de fiador

  • um documento assinado por seu último locador confirmando que você pagou seu aluguel integralmente e dentro do prazo durante o período de seu contrato de locação. Este documento tem o lindo nome de Mietschuldenfreiheitsbescheinigung.

Vale já deixar tudo preparado pois muitas vezes é preciso levar todos esses documentos impressos em uma pasta e, em alguns lugares, até mesmo acompanhados de uma carta de apresentação de quem pretende morar no local (sim, é isso mesmo: um texto contando sobre você, sua família e seus hábitos, a fim de convencer o proprietário que você será um excelente inquilino).


Assinando o contrato


Uma vez que conseguiu um apartamento (Viva!), o proprietário ou a administradora realizará uma vistoria de entrada, onde danos são documentados em um protocolo que ambas as partes devem assinar e que será um anexo oficial ao contrato de aluguel. Preste atenção em riscos no chão e paredes, tomadas defeituosas, janelas com vidros danificados e peça para colocar tudo no protocolo! Se não foi documentado, você terá que arcar com os custos de conserto no momento de sua saída do apartamento.


Mais informações úteis sobre questões de moradia podem ser encontradas aqui. https://www.euraxess.de/germany/information-assistance/accommodation


Quais são suas experiências na Alemanha a respeito deste tema? Compartilhe conosco suas impressões nos comentários abaixo.


Empolgou com o assunto? Participe de nosso Cafezinho virtual e jogue na roda suas experiências, desabafos e dúvidas! Nos encontramos digitalmente sempre na primeira quinta-feira do mês, no fim da tarde, para um bate-papo informal. Cadastre-se aqui como membro e receba os dados de acesso.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page