top of page
  • Foto do escritorChristiane Wolf Suzuki

A saga da busca por casa, parte II


Em outro post falamos sobre como organizar sua busca por moradia. Hoje vamos falar sobre o que deve ser feito depois da sua mudança, pois existem alguns procedimentos burocráticos que envolvem sua entrada ou saída em uma casa nova:




1. Anmeldung: é seu registro de residência junto às autoridades do seu município. Através deste registro você terá um comprovante de residência na Alemanha, documento obrigatório para quase todos os procedimentos burocráticos no país, como abrir conta bancária, realizar matrícula em creches e escolas, contratos de plano de saúde, cadastro em bibliotecas, entre outros. Portanto, atente-se:

  • Recomenda-se fazer o registro no prazo de até 15 dias após a mudança.

  • O registro é feito no Bürgeramt (ou Bezirksamt) do seu bairro e geralmente requer agendamento (Termin). Às vezes pode demorar (e muito!) para conseguir um agendamento, então, nada de enrolação: busque se informar - pela internet ou por telefone - sobre o procedimento em sua cidade e marcar uma data o mais rápido possível.

  • Cheque direitinho quais documentos são necessários apresentar. Praxe são: passaporte, contrato de aluguel, confirmação do proprietário/administradora sobre a mudança, formulário da Anmeldung preenchido - no site do Bürgeramt é possível encontrar os formulários necessários para estes dois últimos documentos. Além disso, para famílias pode ser necessário apresentar os passaportes das crianças, do cônjuge e a certidão de casamento. Informe-se!

2. Kündigungsfrist: vai deixar o imóvel, se mudar novamente ou retornar ao Brasil? Não se esqueça que a maioria dos contratos prevê aviso prévio (Kündigungsfrist) de 3 meses. Portanto, planeje-se para dar o aviso com a antecedência necessária.


3. Abmelden: quando você for se mudar e deixar o imóvel, é necessário fazer a Abmeldung, ou seja, descadastrar sua residência junto às autoridades municipais. Não se esqueça deste passo, pois manter um registro de residência com o endereço errado pode te trazer complicações no futuro - afinal, não se esqueça que na Alemanha a comunicação burocrática é feita através de cartas!

Mais informações úteis sobre questões de moradia podem ser encontradas aqui. https://www.euraxess.de/germany/information-assistance/accommodation


Quais são suas experiências como pesquisador/a na Alemanha a respeito deste tema? Compartilhe conosco suas impressões nos comentários abaixo.


Empolgou com o assunto? Participe de nosso Cafezinho virtual e jogue na roda suas experiências, desabafos e dúvidas! Nos encontramos digitalmente sempre na primeira quinta-feira do mês, no fim da tarde, para um bate-papo informal. Cadastre-se aqui como membro e receba os dados de acesso.

32 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Guest
Apr 26, 2023

Olá! Muito boas as informações nos dois posts, realmente pode ser complicado entender tudo no início e essa busca por apartamento pode ser muito estressante. Só um detalhe: o Abmeldung só é necessário caso a pessoa vá deixar a Alemanha - em caso de mudança dentro do país vc faz o Ummeldung direto no Bürgeramt da nova cidade! Mesmo se for em outro estado.

Like
bottom of page