Em cada canto do mundo, sistemas de educação superior são regidas por regras diferentes. Isto é válido também para os sistemas brasileiro e alemão. No nível macro, existem importantes diferenças estruturais, como o sistema de financiamento de pesquisa ou a divisão de tarefas e competências entre federação e estados - tema que já tocamos no último post. Aqui, vamos tratar das diferenças de menor escala, porém não menos importantes, pois afetam o dia a dia dentro de uma uma instituição: as regras informais que regem o trabalho de um/a pesquisador/a, sua interação com colegas e a carreira científica na Alemanha. O problema é que estas regras não estão escritas em lugar nenhum. E não importa quão bem estruturado seja o processo de onboarding para pesquisadores internacionais em uma instituição alemã, muito dificilmente alguém vai te contar sobre elas, pois são particularidades já internalizadas e normatizadas no cotidiano acadêmico alemão. Então, pesquisadores estrangeiros geralmente acabam condenados a aprender essas regras a duras penas ao longo da sua estadia.
Mas não se desespere! O blog da Apoena está aqui para te ajudar. Achamos seis dicas de ouro que vamos compartilhar com você. Elas foram escritas por Uli Rockenbauch, que trabalha como science manager e blogueiro de política científica em Berlim. A todos acadêmicos internacionais que desejam entender as regras secretas da academia alemã, recomendamos a seguir o cursinho intensivo (em inglês) preparado por ele.
Do's and Don'ts in German Academia (by Uli Rockenbauch)
Atenção: as seis lições com as dicas estão “escondidas” no meio de quatro edições da newsletter da Die Zeit Wissen3. É só rolar até o box intitulado “Dr. acad. Sommer”, com a foto do Uli.
Quais são suas experiências como pesquisador/a na Alemanha? Compartilhe conosco suas impressões ou dicas nos comentários abaixo.
Empolgou com o assunto? Participe de nosso Cafezinho virtual e jogue na roda suas experiências, desabafos e dúvidas! Nos encontramos digitalmente sempre na primeira quinta-feira do mês, no fim da tarde, para um bate-papo informal. Cadastre-se aqui como membro e receba os dados de acesso.
Commenti